Colóquio de Lançamento do livro “Cocaína: A Rota Caipira”

No último dia 20 de julho tivemos a presença do jornalista e autor do livro Cocaína: A Rota Caipira, Allan de Abreu, que fez uma palestra em parceria com o Lecotec sobre como foi a produção do seu livro reportagem. Com ele, o Prof. Juliano Maurício compôs a mesa juntamente com a Prof. e coordenadora do curso de jornalismo, Angela Grossi. Houve o sorteio de um exemplar do livro e autógrafos ao final da palestra.
Foram cinco anos de pesquisas e entrevistas da principal rota do tráfico para poder seguir a linha geográfica na narrativa que envolve a “rota caipira”, composta essencialmente pelo interior de SP e Triângulo Mineiro.
Apesar dos desafios enfrentados pelo jornalismo investigativo atualmente, Allan tem visto reações interessantes por parte da grnade mídia, de ONGs e até do poder público em reconhecer a importância dessa prática jornalística e investir nela. Por isso, deixa um recado para quem pretende seguir esse caminho:

“Não se inicia no jornalismo praticando de cara esse segmento da reportagem. Antes, é necessário “amassar barro”, vivenciar o jornalismo cotidiano, aprender o básico da reportagem no dia a dia, para só então enveredar por esse caminho, que é recompensador e sempre desafiante, mas que envolve riscos consideráveis – no jornalismo investigativo, afinal, erros são menos toleráveis, porque lidamos com reputações.”

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta