Eventos no mês de Outubro

Confira os eventos científicos que estarão acontecendo no mês de outubro

 

Por Camila Gabrielle

 

  1. I Colóquio Nacional de Literatura, Memória e Subjetividade

 

Datas: 03 a 06 de outubro

Local: TIMON, MA

 

Desafios da sociedade contemporânea: permanências e rupturas. O evento justifica-se pela necessidade de se pensar a sociedade contemporânea, por meio da memória, cultura e subjetividades articuladas ao fazer literário. O evento é uma iniciativa do Mestrado em Letras da UEMA e do Departamento de Letras do Campus Timon, com o apoio da UESPI e UFPI. É patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Maranhão – FAPEMA.

 

  1. XXXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção

Datas: 10 a 13 de outubro

Local: JOINVILLE, SC

 

O Encontro Nacional de Engenharia de Produção (ENEGEP) é o maior evento nacional da área de Engenharia de Produção organizado pela ABEPRO – Associação Brasileira de Engenharia de Produção e já está na 37ª edição.

Constitui-se em um dos principais divulgadores da produção técnica e científica da área e se consolidou como fórum de discussão de questões pertinentes à Engenharia de Produção no âmbito nacional.

Com estimativa de público de aproximadamente 2000 participantes, o evento contará com uma programação variada de palestras nacionais, internacionais, workshops, grupos de trabalho, painéis, minicursos e visitas técnicas, dentre outras atividades.

 

 

  1. Conferência Internacional de Estudos da Linguagem (CIELIN)

Datas: 16 a 20 de outubro

Local: BRASÍLIA, DF

 

Pontuamos aqui o maior objetivo da CIELIN: reunir as reflexões de estudiosos e pesquisadores conscientes de suas posições como agentes da convergência entre a experiência e o pensar, a teoria e a prática, o conhecimento científico e as relações sociais.

Dessa forma, a CIELIN articula-se a partir do trinômio que empresta o título ao evento: Educação (Linguística), Multiletramentos e Identidades. Espera-se que a CIELIN reúna debates, discussões e trocas epistemológicas entre graduandos e pós-graduandos nos estudos da linguagem e áreas afins, professores de educação básica da rede pública e privada, além de pesquisadores nacionais e internacionais.

O resultado das atividades realizadas no evento, e os trabalhos compartilhados, serão divulgados através de uma publicação visando ao benefício de toda a comunidade acadêmica.

 

 

  1. XXV Congresso de Iniciação Cientifica da Unicamp

Data: 18 a 20 de outubro

Local: CAMPINAS, SP

 

A atividade de Iniciação Científica na UNICAMP vem aumentando em qualidade e quantidade de forma sistemática, atraindo crescente interesse tanto do corpo discente quanto do corpo docente da universidade.

A realização dos Congressos de Iniciação Científica da UNICAMP reitera a consolidação dessas atividades de pesquisa entre os alunos da graduação que possuam financiamento de alguma agência de fomento ou sejam voluntários, em todas as grandes áreas do conhecimento.

 

 

  1. IX CICLO e II Congresso Internacional de Estudos em Linguagem

Data: 24 a 26 de outubro

Local: PONTA GROSSA, PR

 

Entende-se que, neste momento, é urgente e necessário aprofundar os debates sobre a linguagem/textos transversais reveladores das permanências e transformações individuais, sociais, culturais e políticas implicadas na relação local/global e nas distintas performances de identidades.

Nesse sentido, o CIEL acolherá trabalhos científicos que discutam sobre linguagens/textos em relação com as bases epistemológicas e as perspectivas teóricas das Ciências Humanas, incluindo, neste rol, p. ex., o processo de globalização, os diálogos interculturais e as políticas sociais, culturais e de ensino, bem como o percurso histórico de permanências e transformações nestes campos de investigação, de modo revelar o pensamento crítico e teórico contemporâneo sobre configuração de produção artística, científica e cultural.

 

  1. Simpósio «Teoria linguística e abordagens didáticas na história da gramática portuguesa»

Datas: 24 a 28 de outubro

Local: SANTARÉM, PT

 

O Simpósio acolhe trabalhos de investigação que analisem diferentes aspetos da história das ideias gramaticais sobre a língua portuguesa ou da história das ideias didáticas no âmbito do ensino-aprendizagem do português, como língua materna, língua segunda ou língua estrangeira.

Poderão, no entanto, ser aceitos trabalhos que versem sobre outras temáticas, desde que sejam consideradas adequadas ao âmbito temático do Simpósio pelos seus coordenadores. São ainda aceites estudos, enquadrados em alguma das linhas acima indicadas, sobre historiografia gramatical e didaticografia do galego.

 

 

Fonte: Agenda Galoa

 

Deixe uma resposta