Confira uma lista com cinco eventos que vão acontecer no último mês do ano

 

  1. CIEPFOL

Colóquio sobre Interculturalidade no Ensino de PFOL (português para falantes de outras línguas)

Local: CIDADE DO MÉXICO, MEX

04 a 06 Dezembro

O Colóquio sobre Interculturalidade no Ensino de PFOL (português para falantes de outras línguas) surge como uma iniciativa do Centro Cultural Brasil-México em cooperação com a Universidade Federal de Roraima, através de sua Coordenadoria de Relações Internacionais e do Núcleo de Línguas (NucLi – UFRR) do Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), com objetivo de fomentar as discussões sobre ensino de línguas e interculturalidade.

O Evento contribuir à integração dos profissionais envolvidos no ensino de português para falantes de outras línguas (PFOL), interessados especificamente em abordagens de ensino focadas na interculturalidade.

 

  1. Curso de Avaliação Psicológica e Elaboração de Laudos e Pareceres

LOCAL: RIO DE JANEIRO, RJ

09 de dezembro

Curso destinado à psicólogos e estudantes de Psicologia. O processo da Avaliação Psicológica e sua comunicação escrita. Princípios e estratégias para a elaboração de documentos. Tipos de documentos e as recomendações do CFP quanto à estrutura e conteúdo. Apresentação e discussão de laudos e pareceres em diversos contextos da atuação do psicólogo.

 

  1. 5° Encontro Brasileiro sobre Especiação Química

LOCAL: ÁGUAS DE LINDÓIA, SP

10 a 13 Dezembro

O 5º Encontro Brasileiro sobre Especiação Química (EspeQBrasil 2017) será realizado de 10 a 13 de Dezembro de 2017, em Águas de Lindóia/SP no Centro de Eventos Hotel Majestic. A cidade de Águas de Lindóia oferece famosas fontes de água mineral, que dizem ter sido levada à Lua a bordo da Apolo 11, em 1969. Além das águas hidrominerais, há inúmeros passeios em meio á natureza, esportes de aventura e o turismo rural. Localizada a 180 km de São Paulo, 8 km antes da divisa com Minas Gerais, Águas de Lindóia é uma das mais famosas estâncias hidrominerais do Brasil.
Com uma programação científica composta por um minicurso de abertura, conferências, mesa redonda, sessões coordenadas, sessões de painéis, homenagens e atividades sociais, o 5° EspeqBrasil 2017 será um importante momento para reflexões e discussões sobre o papel de destaque da Especiação Química dentro da Química Analítica.

 

  1. X Congresso de Iniciação Científica em Arquitetura e Urbanismo

LOCAL: PRESIDENTE PRUDENTE

11 Dezembro a 15 Dezembro

O Congresso de Iniciação Científica de Arquitetura e Urbanismo é um evento que se realiza todos os anos concomitantemente à Semana da Arquitetura na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista – Campus de Presidente Prudente, estando este ano em sua décima edição. Estão convidadas para enviar seus trabalhos todas as pessoas regularmente matriculadas nos cursos de arquitetura e urbanismo e áreas afins que desenvolvam pesquisas de iniciação científica, projetos de extensão, bem como aquelas que queiram apresentar seus trabalhos finais de graduação. Recém-formadas também podem participar.

 

  1. Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo

LOCAL: CATALÃO, GO

11 a 13 Dezembro

O “Congresso Interinstitucional Brasileiro de Educação Popular e do Campo” terá como temática “Conhecimentos e Reconhecimentos: enfrentamentos nos processos de Institucionalização”, trazendo ao foco das discussões a institucionalização, os desafios e as perspectivas para a educação popular e cursos que trabalham nessa perspectiva, como as Licenciaturas em Educação do Campo.

Assim, aspectos de natureza educacional, política e de lutas foram e são fundamentais para o enfrentamento aos modelos hegemônicos, eurocêntricos, urbanocêntricos de educação, economia, política e organização social. Nesse sentido, o evento tem como objetivo fomentar o debate acerca das temáticas da educação popular e da educação do campo, com vistas a estimular a produção do conhecimento na área e dar visibilidade à temática dentro dos programas de pós-graduação envolvidos, bem como junto a estudantes de graduação, professores da educação básica e movimentos sociais.

Tags:,

Leave a Reply