2008

II Encontro da Ulepicc-Brasil

Entre os dias 13 e 15 de agosto de 2008, o Capítulo Brasil da União Latina de Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura (ULEPICC) realizou seu 2º encontro nacional, sediado pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP em Bauru-SP.

O Encontro contou com pesquisadores de renome internacional e a conferência de abertura foi ministrada pelo presidente da Ulepicc Internacional, Prof. Dr. Luis Albornoz, docente da Universidad Carlos III de Madrid, que falou sobre o tema do evento “Digitalização e sociedade”.

Programação do evento
Resumos: GT 1GT 2GT 3GT 4GT 5.


I Simpósio de Comunicação e Tecnologias Interativas

O I Simpósio de Comunicação e Tecnologias Interativas (LECOTEC2008), reuniu pesquisadores, especialistas e participantes do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã – LECOTEC – do Departamento de Comunicação da FAAC-UNESP, com o objetivo de expor e debater pesquisas em 4 mesas e em vários grupos de trabalho e outros temas vinculados às três linhas científicas do laboratório: “Gestão, Políticas e Economia da Informação e da Cultura”, “Educação e Cultura Digital” e “Comunicação e Ciência”.

Programação do evento
Resumos: Sessões I a VSessão de VI a IXSessão de pôsteres.


I Seminário Lecotec de Comunicação Científica

O I Seminário Lecotec de Comunicação Científica é margeado por duas conferências, destinadas a apresentar esforços da universidade e do governo federal na popularização da ciência, desdobrando-se em duas mesas redondas. Na primeira, se discutem as formas de inovar e reinventar a comunicação da ciência, tornando-a mais palatável e acessível ao público em geral (em suportes como a televisão digital e instalações interativas e imersivas), ao mesmo tempo em que ela não se limita a mero instrumento mediador/tradutor, mas também crítico das atividades e processos científicos. A segunda discussão trata da comunicação da ciência realizada em universidades e institutos de pesquisa, com foco na melhoria da divulgação do conhecimento acadêmico. Com uma sessão de exposição de pôsteres, dá-se espaço a estudantes de graduação para exporem seus trabalhos de pesquisa e, como pesquisadores iniciantes, receberem uma avaliação e comentários de acadêmicos mais experientes.

Programação

Resumos aqui