2009

II Seminário Lecotec de Comunicação e Ciência (Lecomciencia)

O segundo Seminário de Comunicação Científica (Lecomciencia), assim como na primeira edição, reuniu pesquisadores, profissionais e estudantes das diferentes áreas de intersecção entre comunicação e ciência, discutindo, principalmente, a comunicação em instituições de pesquisa e as diferentes maneiras de inovar a divulgação do conhecimento científico. Desta vez o evento foi ampliado, abrangendo ainda mais temas, oficinas e mesas de discussão. Além das mesas de discussão e oficinas, o Lecomciencia 2009 ainda organizou o lançamento do livro “Toque um som para a ciência”, da equipe Toque da Ciência/LECOTEC, e o lançamento de produtos de divulgação científica. Confira os destaques da programação do evento, que aconteceu entre os dia 9 e 11 de Novembro.

Mesas de discussão

Ciências pela sustentabilidade: o desafio do comunicador Pedro Celso Campos (UNESP), Katarini Miguel (Instituto Vidágua), João Jabbour (Jornal da Cidade de Bauru), Ana Carolina Amaral (GEAJAU/UNESP)
Educação e Formação para Divulgação Científica Ricardo Zorzetto (Pesquisa FAPESP), Francisco Rolfsen Belda (USP/LECOTEC-UNESP)
Políticas públicas para a comunicação pública da ciência Graça Caldas (Unicamp/Umesp/ABJC), Luis Victorelli (USC)
Divulgação científica: discurso, mídia e educação – Controvérsias e perspectivas Marcia Reami Pechula (IB/UNESP- Rio Claro), Elizabeth Gonçalves (UMESP), Graça Caldas (UMESP/UNICAMP/LABJOR/ABJC)
Oficinas 
Educação para a ciência Marcos Américo (UNESP)
Linguagem em Jornalismo Científico Francisco Rolfsen Belda (USP/LECOTEC-UNESP) e Mateus Yuri Ribeiro da Silva Passos (UFSCar/LECOTEC-UNESP)
Comunicação Científica Institucional Fabrício José Mazocco (FAI-UFSCar)
Jornalismo e Bakhtin Romulo Augusto Orlandini (UFSCar)
Comunicação em Ciência em Empresas
Blogs de Ciência Samuel Rocha de Oliveira (IMECC/UNICAMP)
Jornalismo Ambiental Katarini Miguel (Instituto Vidágua)

Anais Lecomciencia – ISSN 2177-3025

Certificados de oficinas


II Simpósio de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec)

Na segunda edição do evento, o Lecotec buscou refletir sobre a convergência de tecnologias, o uso social, cultural e político de mídias e como integrar os profissionais da Educação, Tecnologia e Comunicação nesta discussão que precisa incluir a todos. As discussões do simpósio estavam em torno da relação à Gestão, Políticas e Economia da comunicação e Informação, Educação e Cultura Digital e Comunicação Científica. Além das mesas e oficinas, o evento também organizou o lançamento do selo editorial Lecotec. Confira os destaques da programação do Lecotec 2009, que aconteceu entre os dias 11 e 13 de novembro:

Mesas de discussão 
Conferência de Abertura – Políticas de Comunicação e Economia da Cultura: Uma agenda para o Brasil José Eduardo Elias Romão (IPEA), Elaine Tozzi(Ministério da Cultura) e Adriana Omena dos Santos (UFU)
Desafios para a formação e a prática docente com tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) Eloi Feitosa (IBILCE/UNESP), Rosemara Perpetua Lopes (UNESP)
A arte como uma frase das fontes criadores das mídias e áudio-visual: cinema, televisão e web Prof. Dra. Nelyse Ap. Meiro Salzedas (PG/FAAC/UNESP), Prof. Dra. Guiomar Josefina Biondo (DARG/FAAC/UNESP), Prof. Dra. ElianePatrícia Grandini Serrano (DG/FCT/UNESP), Prof. Dra. Maria Luiza Calim de Carvalho Costa (DARG/FAAC/UNESP)
“Conferência Nacional de Comunicação – Perspectivas e desafios” Octávio Pieranti (representante do MinC na Comissão Organizadora CNC / SAV-MINC), César Bolaño (UFS), João Brant (Portal Direito a Comunicação), Juliano Mauricio de Carvalho (FNDC/UNESP)
Inserção digital: olhares sobre a apropriação do espaço virtual Xenya de Aguiar Bucchioni(UNESP), Cláudio Rodrigues Coração (UNESP), João Daniel Donadeli (diretor do documentário Periferia.com)
“As novas e as novíssimas tecnologias na medição do fato esportivo” Prof. Dr. José Carlos Marques (FAAC/UNESP), Prof. Dr. Ary José Rocco Jr (FECAP), Prof. Ms. Marcos Américo (UNESP), Prof. Ms. Silvio Saraiva Jr. (Faculdades Integradas de Jahu), Sérgio Bruno Trivelato
“Opinião Pública: Previsões e Tendências no Mundo Digital” Célia Maria Retz Godoy dos Santos (UNESP), Maria Teresa Micely Kerbauy (UNESP), Sonia de Brito (UNESP)
“Novos Modelos de Educação – Implicações e Perspectivas da Era Digital” César Augusto Minto (USP), Nelson Pretto (FACED/UFBA) e Wilken Sanches (ONG Coletivo Digital)

 

Oficinas 
A informática no processo de formação do professor Wassili de Freitas (UNESP)
Internet na educação Samir Mustapha Ghaziri (UNESP)
Produção em Telejornalismo Romulo Augusto Orlandini
O cinema como processo de formação do professor João Eduardo Hidalgo
(im)pressões da sociedade urbana contemporânea sobre o indivíduo Jayça Lima SantÁna (Lecotec/UNESP)
Geografia e Cinema José Misael Ferreira do Vale (UNESP)
A Leitura na Cultura das Mídias: Reflexões e Ressignificações Aldo Pontes (USP)
Indicadores de Comunicação João Brant (Portal Direito a Comunicação)
Uso de Multimídias na sala de aula César Fernandes Casella (UNESP)
O jornal na sala de aula como recurso didático Ângelo Sottovia (UNESP)
Gestão de Crise Dalva Aleixo (UNESP)

Anais Lecotec – ISSN 2177-3017

Certificados de oficina


1º Simpósio Internacional de Televisão

Digital

Data: 18 a 20 de novembro de 2009

Realização do Mestrado em Televisão Digital da Unesp em parceria com o Lecotec, o Simpósio teve como objetivo discutir a tecnologia digital, especialmente a televisão. Além de sensibilizar e estimular pesquisadores, alunos, professores e profissionais, teve a finalidade de discutir e analisar o potencial econômico, social e cultural da produção de conteúdos para plataformas digitais, promovendo a interação entre a academia, produtores de conteúdo e empresas tecnológicas, como espaço de desenvolvimento sustentável. Também foi possível perceber os impactos desse conteúdo para as práticas de ensino a distância.