Linhas de pesquisa

As atividades do LECOTEC envolvem pesquisas e projetos desenvolvidos com aderência às seguintes linhas de pesquisa:

1. Comunicação, Conhecimento e Linguagens

Objetivos: Compreender os diferentes segmentos ligados ao conhecimento e as diversas linguagens utilizadas para abordá-lo. Analisar processos de divulgação e produção da comunicação da ciência e de saberes regionais e populares. Pesquisar o uso de técnicas narrativas, inclusive modalidades jornalísticas e convergentes: audiovisual, jornalismo literário, narrativa sequencial etc. Analisar projetos de comunicação e de capacitação de profissionais para a comunicação ligada ao conhecimento.

2. Educação e Cultura Digital

Objetivos: Estudar as novas tecnologias de informação e comunicação (TIC), seus efeitos nos processos de comunicação e os aspectos de cidadania envolvidos. Investigar programas, processos e produtos de acesso às TIC. Compreender as potencialidades educativas das TIC e estudar o desenvolvimento de produtos didáticos nessa área. Analisar o modelo, padrão e sistema de Televisão e Rádio Digital e caracterizar seus aspectos técnicos e cognitivos.

3. Gestão, Políticas e Economia da Informação e Comunicação

Objetivos: Investigar o fluxo da comunicação e da informação. Abordar a geração, veiculação e gestão do conhecimento midiático, os processos de inovação tecnológica na produção e transmissão de mensagens. Estudar as implicações do processo regulatório da comunicação no âmbito das políticas públicas. Compreender fluxos e características fundantes da economia política e cadeias produtivas da informação e comunicação. Analisar as inter-relações e consequências da convergência de tecnologias informacionais.