Pesquisadores

juliano

Juliano Maurício de Carvalho

Docente dos programas de pós-graduação em Mídia e Tecnologia (mestrado profissional e doutorado) e Comunicação Midiática (mestrado e doutorado), líder do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Pós-doutorado em Digitalização e Indústrias Criativas (Universidade de Sevilha, Espanha) e Televisão Digital na Europa (Universidade Carlos III de Madri, Espanha), doutor em Comunicação Social (Umesp), mestre em Ciência Política (Unicamp) e bacharel em Jornalismo (PUC-Campinas). Tem experiência na área de Comunicação Social e Ciência Política, com ênfase em Política e Economia da Comunicação e Indústrias criativas, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura digital (mídias digitais), jornalismo digital e políticas de comunicação.

 

Antonio Francisco Magnoni

Jornalista, professor do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia e das disciplinas Jornalismo Radiofônico e Projetos Experimentais no Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC-UNESP de Bauru. É tutor do Grupo PET “Interdisciplinar de Rádio e Televisão”, dos Cursos de Comunicação e Design da FAAC e lidera o grupo de pesquisa do projeto inscrito no CNPq. É pós-doutorado pela Universidad Nacional de Quilmes, em Indústrias Culturais: análise do projeto Brasil-Argentina de implantação da plataforma nipo-brasileira de TV Digital; doutorado em Educação pela Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC-UNESP de Marília, SP). É diretor de comunicação da ULEPICC Brasil. Pesquisador na área de “Gestão e Políticas de Comunicação.

 

Angela Maria Grossi

Possui graduação em Comunicação Social – habilitação em Jornalismo pela Universidade de Sorocaba (1999), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2005), doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Sevilha-Espanha (2011). Atualmente é docente do curso de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (Unidade de Marília) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), pesquisadora do Laboratório de Estudos de Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC-UNESP) e do Grupo de Pesquisa Novas Tecnologias em Informação (GPNTI). Membro do Conselho do Curso de Jornalismo.

 

Francisco Rolfsen Belda

Professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), no campus de Bauru, São Paulo. Professor e ex-coordenador do Curso de Jornalismo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (PPGMiT) da Unesp, no qual atua como vice-coordenador do Curso de Doutorado e membro suplente do conselho do Curso de Mestrado Profissional. É professor visitante na Brandeis University, em Massachusetts, Estados Unidos, onde também realizou estágio de pós-doutorado. Doutor em Engenharia de Produção (EESC-USP), mestre em Ciências da Comunicação (ECA-USP) e bacharel em Jornalismo (PUC-Campinas).

 

juarez

Juarez Tadeu de Paula Xavier

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1990), mestrado (2000) e doutorado (2004) pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo – PROLAM/USP, com ênfase em Comunicação e Cultura; Pesquisador do Centro de Estudos Latino Americano sobre Cultura e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de S. Paulo (Celacc/ECA/USP) e do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro da Universidade de S. Paulo (Neinb/USP), no período de 1995 a 2010; professor da Universidade Estadual Paulista na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação/Departamento de Comunicação Social (UNESP/Faac/DCSO) no curso de jornalismo; coordenador executivo do Núcleo Negro UNESP para a Pesquisa e Extensão (NUPE); pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec); coordenador do Núcleo de Estudos e Observação em Economia Criativa (NeoCriativa/FAAC/UNESP/Bauru), representante a Universidade Estadual Paulista no Conselho Municipal de Cultura, na cidade de Bauru (2013-2015) e no Conselho da Cidade (2014-2016); Assessor da Pró Reitoria de Extensão da Universidade Estadual Paulista (Proex/UNESP); articulador do Programa Institucional de Educação na e pela Diversidade da Universidade Estadual Paulista (UNESP); docente do Programa de Pós Graduação de Mídia e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (PPG MiT/UNESP); Coordenador do Curso de Jornalismo da Universidade Estadual Paulista (2011-2013); Chefe do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual Paulista (2014-2015), e avaliador de periódicos de estudos e pesquisas nos campos de comunicação, cultura e economia criativa.

 

Marcos Américo

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em: Mídia e Tecnologia (Curso de Doutorado) da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente do do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia (Mestrado Profissional) da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Pós- Doutorado realizado na Universidad Nacional de La Matanza (Argentina) com o tema: ?TV Digital, T-Learning e Edutretenimento: Uma Avaliação dos Caso Argentino”; Doutorado em Educação para a Ciência pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010); Mestrado em Comunicação pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002); Graduação em Comunicação – Habilitação em Radialismo (RTV) pela UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994); Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Escola Superior de Educação Física de Avaré (1985). Atualmente é professor do Departamento de Comunicação Social da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Professor visitante na Facultad de Periodismo y Comunicación Social de la Universidad Nacional de La Plata (Argentina) e na Facultad de Ciencia Politica y Relaciones Internacionales da Universidad Nacional de Rosario (Argentina). Docente do Másterl en Comunicación de la UNEMI – Universidad Estatal de Millagro, Ecuador.

 

graca

Maria da Graça Mello Magnoni

Graduada em Geografia, com bacharelado e mestrado na área de Planejamento Urbano e Regional Assentamentos Humanos. É doutora em Educação (FFC-Unesp Marília), com especialidade em Educação Indígena. É docente do Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (mestrado profissional) da FAAC. Orienta um projeto de pesquisa PIBIC Jr e coordena os projetos de extensão “Centro de Estudos Educacionais e Geográficos Professor Álvaro José de Souza” e Jornal do Curso de Pedagogia da UNIVESP , que atendem as comunidades interna e externa à Universidade. Coordenou o Grupo de Pesquisa Pedagogia Histórico-Crítica e Realidade Social e participa do Grupo de Pesquisa LECOTEC do Curso de Comunicação Social da FAAC e do Grupo PET de Radialismo (Programa de Educação Tutorial – MEC/SESu/DIFES). É membro do NEPP local (Núcleo de Estudos e Práticas Pedagógicas) e da Diretoria da AGB Associação dos Geógrafos Brasileiros – Seção Local Bauru.

 

Doutores associados

 

eliza-casadei

Eliza Bachega Casadei

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), mestre em Ciências da Comunicação e graduada em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo, ambos pela ECA-USP. Professor associado do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Práticas de Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (PPGCOM-ESPM). Professor colaborador do Programa de pós-graduação em Comunicação Midiática da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (FAAC-UNESP).

 

Érica Masiero Nering

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA-USP. Bacharel em Comunicação Social- habilitação em jornalismo- pela UNESP. Interesse e atuação principal de pesquisa nos temas: Produção do Conhecimento em Hipermídia, Comunicação Digital, Produção Hipermídia, Epistemologia da Ciência, Divulgação, Jornalismo especializados em Ciência e Educação em meios digitais. Foi bolsista FAPESP e CNPq (graduação) e CNPq (mestrado). Atuou como bolsista de Desenvolvimento Científico e Tecnologico (CNPq) na área de Transferência de Tecnologias da Agências USP de Inovação. Atua profissionalmente na área de Gestão Educacional em instituições do grupo Estácio.

 

Luis Alfonso Albornoz

Possui graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade de Buenos Aires (UBA, 1994) e doutorado em Aspectos Teóricos da Comunicação Audiovisual e Publicitaria, pela Universidade Complutense de Madri (UCM, 2005). Atualmente, é Professor Titular do Departamento de Periodismo y Comunicación Audiovisual da Universidade Carlos III de Madrid (UC3M) e Vice-Decano da Faculdade de Humanidades, Comunicação e Documentação desta instituição, onde também integra o grupo de pesquisa Televisão-Cinema: Memória, Representação e Indústria (TECMERIN). Coordena o projeto de pesquisa Diversidade Cultural no Meio Audiovisual – boas práticas e indicadores, vinculado ao Plano Nacional de Investigação Científica, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica (I+D+i) do Ministério da Economia espanhol. No Brasil, é pesquisador associado do grupo de pesquisa Políticas e Economia da Informação e da Comunicação (PEIC/CNPq). Ex-Presidente da União Latina de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura (Ulepicc) entre 2007 e 2013. Ex-diretor do Observatório de Cultura e Comunicação da Fundación Alternativas (Madri, Espanha), entre 2007 e 2010. Atua na área de Comunicação, com especialização em Economia Política da Comunicação, com ênfase nas análises das indústrias culturais e nas políticas de comunicação e cultura. É autor e/ou organizador de diversos livros, individualmente ou em parceria. Dentre os mais recentes destacam-se: La televisión digital terrestre – Experiencias nacionales y diversidad en Europa, América y Asia (La Crujía, 2012); Poder, Medios, Cultura – Una mirada crítica desde la Economía Política de la Comunicación (Paidós, 2011); e Periodismo digital – Los grandes diarios en la Red (La Crujía, 2007). Muitos de seus trabalhos já foram traduzidos para o português e o inglês.

 

Mateus Yuri Passos

É pesquisador pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero com bolsa CAPES (2016-2017). Doutor em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual da Campinas (Unicamp) com bolsa CNPq (2011-2015). Realizou estágio sanduíche na Ludwig-Maximilians-Universität München com bolsa CAPES (2013-2014). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos, com pesquisa financiada pela FAPESP (2008-2009). Bacharel em Estudos Literários pela Unicamp e em Comunicação Social – Jornalismo pela PUC-Campinas, especialista em Jornalismo Científico pela Unicamp e em Jornalismo Literário pela Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário (ABJL). Foi professor nos cursos de Comunicação Social na Universidade Estadual Paulista – UNESP (2010-2011) e nas Faculdades Integradas de Jaú (2010). Foi bolsista DTI-1E do CNPq no projeto Toque da Ciência, da Unesp (2006-7) e ITI-A do CNPq do projeto “Difusão de ciências biomoleculares utilizando tecnologias de divulgação eletrônica da ciência à distância”, USP (2005-6). É sócio da International Association for Literary Journalism Studies (IALJS), da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), onde integra a Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (RENAMI), e da Gesellschaft der Freunde von Bayreuth.

 

Octavio Penna Pieranti

Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas – EBAPE/FGV (2009), mestre em Administração Pública pela mesma instituição (2005) e graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003). Especialista em regulação de serviços de telecomunicações concursado da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Foi Coordenador do GT de Radiodifusão Educativa e Consignações da União, Assessor da Secretaria-Executiva, Diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação e Coordenador-Geral de Radiodifusão Comunitária do Ministério das Comunicações; Chefe de Gabinete da Presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC); e Coordenador-Geral de TV e Plataformas Digitais da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (Lecotec) da FAAC/UNESP, pesquisador Emérito do Núcleo de Estudos em Administração Brasileira (ABRAS/UFF) e pesquisador de Pós-doutorado da Faculdade de Comunicação da UnB. Autor/organizador de quatro livros: “O Estado e as Comunicações no Brasil: Construção e Reconstrução da Administração Pública”, “Democracia e Regulação dos Meios de Comunicação de Massa”, “Políticas Públicas para Imprensa e Radiodifusão” e “Estado e Gestão Pública”.

fullsizerender

 

Sandra Maria de Freitas

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (1978), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). Atualmente é Professor Adjunto IV da Faculdade de Comunicação e Artes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração. Atuando principalmente nos seguintes temas: Televisão Pública; Ensino Jornalismo, Jornalismo, Ensino Superior, Comunicação, Educação, Comunicação Popular.

 

Doutorandos

andre

André Luis Lourenço

Jornalista. Mestre e Doutorando em Comunicação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Bauru). Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC). Trabalha com temas concernentes à relação entre Comunicação e Política, Políticas de Comunicação, Comunicação para o Desenvolvimento, Sociedade da Informação e Indústrias Criativas. Atualmente é docente e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) nas Faculdades Integradas de Jaú, Fundação Educacional Dr. Raul Bauab, nos cursos de Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda e Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo.

 

jayca

Jayça Lima Sant’ana

Possui graduação em Geografia pelo Centro Universitário de Votuporanga (1998), é especialista em Geografia e Meio Ambiente pelo Cento Universitário de Votuporanga (1999) e Mestre em Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Urbana, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, planos diretores, legislação urbana, métodos participativos e desenvolvimento urbano e tecnológico. Integrou da equipe do Plano Diretor Municipal de Votuporanga – SP em 1995 e da equipe de elaboração e implantação da Trilha Ecológica da Mata dos Macacos (Reserva Belisário Egídio Borges) em Mira Estrela – SP (PMME e FNMA-MMA) de 1996 a 1997. Participa como pesquisadora do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Meio Ambiente Urbano, Território e Novas Práticas Sócio-Espaciais – UNICAMP e é colaboradora do Grupo de Pesquisa LECOTEC – Unesp de Bauru. Atualmente é doutoranda em Geografia Humana, na área de  território urbano, na Universidade de Coimbra, com orientação do Professor Dr. Norberto P. Santos.

Giovani Vieira Miranda

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia da (ingresso em 2017) da  Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), câmpus de Bauru (SP). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação  em Comunicação (2016) da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), câmpus de Bauru (SP), com projeto de pesquisa financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). É graduado, com Honra ao Mérito, em Comunicação Social – Jornalismo (2014) também pela FAAC/Unesp, câmpus Bauru tendo sido bolsista de Iniciação Científica com bolsa financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) com o título de “Perspectivas e percepções do novo rádio: um estudo de recepção do conteúdo radiofônico atual entre os ouvintes na Geração Y”. Possui qualificação técnica em Radialismo no setor Locução pelo Serviço Nacional de Comércio (Senac) com formação em 2011 (DRT: 44.837/SP). É pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC), vinculado à FAAC/Unesp, desde 2010, e do GEMS, Grupo de Pesquisa Games, Educação, Mídia e Sentido, desde 2016. É sócio-fundador da Associação Sem Limites, entidade sem fins lucrativos de Bauru (SP) com fundação em 01/08/2016, ocupando atualmente o cargo de Secretário Geral. Como pesquisador, dedica-se à investigação de temáticas em Jornalismo; Jornalismo Digital; Jornalismo Hiperlocal; Cultura Digital; Convergência Midiática. Ao longo dos últimos anos, dedicou-se, ainda, ao jornalismo, área em que já desempenhou as funções de repórter, produtor e editor; e assessor de comunicação.

 

Leyberson Lelis Chaves Pedrosa

Leyberson Lelis Chaves Pedrosa

Doutorando em Mídia e Tecnologia pela Unesp (SP) e Mestre em Comunicação e Sociedade pela UnB (DF). Criou e coordendou a Pós-Graduação em Jornalismo Digital e Produção Multimídia do Iesb (DF) na qual ministra as disciplinas Narrativas Jornalísticas Digitais e Tecnologias no Jornalismo Digital: Produção Mobile . É jornalista licenciado do quadro permanente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Pesquisa e desenvolve ações nas áreas de mídia e tecnologia,  informação mediada com algoritmos, produção multimídia com dispositivos móveis, streaming de vídeo e áudio, Comunicação Comunitária e Pública.

 

Pedro Santoro Zambon

“Discente do doutorado em Comunicação da Unesp e Mestre em Comunicação com bolsa CNPq/CAPES pela mesma instituição. Graduado em jornalismo, foi bolsista de iniciação científica CNPq/PIBIC em dois projetos: Matrizes Teóricas Ibero-Americanas em Televisão Digital Propriedade Intelectual e Indústrias Criativas. Atuou profissionalmente como jornalista colaborando para sites de notícias do setor de jogos digitais, com destaque para o Gamestorming. Atualmente é articulista do Drops de Jogos. Também é desenvolvedor e atua na área de comunicação e marketing das produtoras de jogos digitais Tlon Studios, Ilex Games e Ruve Game Studio. Além de investigar as políticas públicas para jogos digitais no Brasil, dedica-se a pesquisar os clusters criativos do setor. Dentre as áreas de interesse do pesquisador, se incluem: Jogos Digitais, Indústrias Criativas, Novas Mídias, Mídias Digitais, Jornalismo Digital, Políticas da Comunicação e Políticas Públicas.”

Vivianne Lindsay Cardoso

Doutoranda em Comunicação na Unesp – Universidade Estadual “Júlio e Mesquita Filho” (ingresso 2014). Pesquisadora Bolsista Capes – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (início 2015). Mestre em Comunicação na Unesp – Universidade Estadual “Júlio e Mesquita FIlho” (2012). Possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000). Tem especialização na área de Educação, com ênfase em Educação Universitária por meio de Especialização em Docência no Ensino Superior pela Unifeob (2008). Integrante do Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã), da UNESP. Desenvolve pesquisa em Políticas de Comunicação, Políticas Públicas, Comunicação Pública, Televisão Digital, Televisão Pública, Cinema, Diversidade Cultural, Multiprogramação e Democratização da Comunicação.

 

Mestres associados

 

maia

Antonio Francisco Maia de Oliveira

Tem experiência na área de Administração e Gestão Pública, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos, Terceiro Setor e Comunicação. É Especialista em leis de incentivo à cultura e Lei de Incentivo ao Esporte. Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2007) e Bacharel em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário de Votuporanga-SP. É o Secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento de Bauru. Foi Diretor do Departamento de Elaboração de Projetos, Contratos e Convênios, da Prefeitura de Bauru (SP). É pesquisador do LECOTEC.É ex-professor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Bauru, no curso de Relações Públicas, na PUC-Campinas e da Universidade do Sagrado Coração (USC), em Bauru. Foi professor no curso de Comunicação Social, nas Faculdades Integradas de Jaú e no curso de Captador de Recursos, no SENAC (Bauru) e no Programa de Pós-Graduação em Gestão de Políticas Públicas e do Terceiro Setor, na ITE (Instituição Toledo de Ensino). É sócio-fundador da DSM Consultoria em Gestão de Projetos.

 

Fernando Ramos Geloneze

É bacharel em Comunicação Social Habilitação em Radialismo pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação – FAAC pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) – UNESP. É mestre em Televisão Digital: Informação e Conhecimento da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) – UNESP, campus de Bauru. É professor do curso de Produção Audiovisual na Faculdades Integradas de Bauru – FIB – Bauru – SP. Participa do grupo de pesquisa Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã). Tem experiência na área de Comunicação, atuando principalmente nos temas: audiovisual, televisão digital, multimídia, produtos multi-plataformas, comunicação móvel e portátil, dispositivos móveis e portáteis, interatividade, aplicações interativas, design, videografismo, e música.

 

Giovana Franzolin Lopes

Possui graduação em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp, 2005) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (mestrado profissional) da Universidade Estadual Paulista ‘Júlio de Mesquita Filho’ (Unesp, 2014). Pesquisadora vinculada ao Lecotec (Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã), da FAAC-Unesp/Bauru.

 

 

James Marlon Azevedo Gorgen

Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão lotado na Secretaria Executiva do Ministério das Comunicações. Coordenador do Projeto de Pesquisa Donos da Mídia – Panorama dos Sistemas de Comunicação no Brasil. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação na UFRGS. Membro do Conselho Consultivo da Agência Nacional de Telecomunicações. Coordenador-geral de Políticas Audiovisuais do Ministério da Cultura. Secretário-executivo do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e integrante do Epcom – Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação. Graduado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela PUC-RS. Foi vice-presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini, membro suplente do Comitê Gestor da Internet no Brasil, comentarista de assuntos de comunicação e telecomunicações da Rádio da Universidade e colaborador da Revista Amanhã para as áreas de telecomunicações, mídia e informática.

 

juliana-carvalho

Juliana Marques de Carvalho

Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho – Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação/ Bauru. Bolsista Fapesp de Março de 2012 a Agosto de 2013. Licenciada em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras – UNESP Campus Araraquara (2010). Professora Titular de Educação Básica II, na EE Professora Osmarina Sedeh Padilha, em Pirassununga, disciplina de Sociologia. Membro do Laboratório de Estudos em comunicação, tecnologia e educação cidadã cadastrado no CNPq e liderado pelo Prof° Dr. Juliano Maurício de Carvalho. Tem pesquisado sobre a constituição, a partir do Sistema Brasileiro de Televisão Digital, da televisão pública no Brasil, com análise voltada para a TV Brasil e as características de um sistema público de comunicação. Como professora de ensino médio, atua sobre os diversos temas propostos pelos currículo: Sociologia do Trabalho, da Diversidade e da Violência, bem como aborda as teorias e autores essenciais para as Ciências Sociais.

 

Lucas Sá Mattosinho

Mestre em Mídia e Tecnologia, com ênfase em Educação, Sociedade da Informação e do Conhecimento e Formação Docente. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2016), graduação em Filosofia pela Faculdade entre rios do Piauí (2015) e graduação em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor da Escola Estadual Iracema de Castro Amarante e professor da Escola Guedes de Azevedo. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física.

 

Luiz Marcos Ferreira Júnior

Mestre em Direitos Humanos e Democratização para América Latina e Caribe pelo Centro Internacional de Estudos Políticos CIEP/UNSAM da Universidade de San Martín – Argentina, conveniado a União Européia (2012). Mestre em Comunicação Midiática pela Universidade Estadual Paulista/ Campus de Bauru. Advogado, possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Bauru (2001). Graduação incompleta em jornalismo pela Universidade Paulista (Campus Bauru). Possui diversos cursos de extensão na área jurídica e prática profissional no Direito Civil, Penal e na área de Licitações e contratos administrativos e apresentou diversos trabalhos em encontros científicos na área de comunicação. Atuou em diversas entidades em atendimento jurídico a mulheres vitimizadas e atendimento a jovens submetidos a julgamento pela Vara da Infância e Juventude de Bauru-SP. Atuou voluntariamente em grupo de colaboração a jovens por mais de oito anos. É ativista de direitos humanos em diversos núcleos, dentre os quais na área de democratização. comunicação social e na área de apoio a imigrantes paraguaios.

 

 

selma

Selma Benedita Coelho

Mestra em Televisão Digital: Informação e Conhecimento (FAAC- UNESP-Bauru), Pós-Graduada em Gerenciamento de Marketing (INPG); Licenciatura Plena em Artes e Música pelo Instituto de Música e Artes Carlos Gomes (1984). Graduação em Comunicação Social – Hab. Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990). Docente do curso de Comunicação Social do Centro Universitário de Rio Preto desde 2007, responsável pelos Projetos de Extensão Universitária TJ UNIRP, Programa UNIRP Sustentável, Programa Fala Mestre e idealizadora do VERdoc – Festival Universitário de Documentários. Pesquisadora do Laboratório em Pesquisa em Comunicação, Tecnologia e Educação Cidadã (LECOTEC) – Unesp/Bauru. Experiente nas áreas de assessoria de imprensa, roteiro, marketing político, produção de jornal impresso, telejornal, documentários. Roteirista das aulas de Educação a Distância do Centro Universitário de Rio Preto; diretora de televisão.

 

 

Mestrandos

 

Elizabeth Rossi De Grande

Possui graduação em Educação Artística – Habil. em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(1998) e graduação em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho(2006). Atualmente é Professor de Ensino Fundamental 1 da Prefeitura Municipal de Araçatuba e Professora de Arte do Colégio Geração Raízes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tópicos Específicos de Educação.

 

Giseli Fregolente Patrinhani

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Bauru (2005), Especialização em Educação Física para Professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2011) e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP – Bauru (2015). Atualmente é Mestranda do Programa de Pós-graduação em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da UNESP – Bauru e PEB II – efetiva da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, Diretoria de Ensino de Bauru. Tem experiência na área de Educação Física.

 

fernando

Fernando Munhoz Prudêncio

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Mídia e Tecnologia PPGMiT, na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Campus de Bauru, Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda, pela UNIP / Araçatuba (2012), Especialista em Marketing Digital pela University of Calgary – Alberta / Canadá (2011). Especialização (Latu Sensu) em Gerenciamento de Marketing pelo INPG Business School (2015). Atua profissionalmente na Prudencio Assessoria e Consultoria de Marketing, nas áreas de Comunicação e Marketing, Marketing & Publicidade Digital, Mídias Sociais, Pesquisa de Mercado e Consumo Midiático.

Laiara Perin

Mestranda do Programa de Pós Graduação Profissional em Mídia e Tecnologia da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (UNESP) de Bauru -SP, na linha de pesquisa Gestão Midiática e Tecnológica. Pesquisadora integrante do grupo GENEM (Grupo de Estudos da Nova Ecologia dos Meios) da Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho (Unesp) de Bauru -SP. Graduada em Letras com habilitação em Português/Espanhol e suas respectivas Literaturas na Faculdade de Ciências e Letras (FCL), da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Assis – SP. Atua como professora efetiva de português na Escola Estadual Iracema de Castro Amarante/Bauru – SP. Trabalha com os seguintes temas: Língua Portuguesa e Espanhola, Mídia e Movimentos Sociais.

 

 

Graduandos

 

 

Geovana Caroline Alves

Atualmente é bolsista de apoio acadêmico e extensão III da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. 

 

Giovanna Romagnolli

Graduanda em Jornalismo na Unesp.

 

Lívia Reginato David Viana

Graduanda no curso de de Comunicação Social com ênfase em Jornalismo da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, atualmente no 3º período de graduação. Vice-presidente da Agência Júnior de Jornalismo de Bauru.

 

Michel Francisco Amâncio

A narrativa de mistério no discurso de divulgação científica: informação e mistificação em revistas e séries de televisão. 2015. Iniciação científica (Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

 

 

Rayssa Bernardo Avila Rosa

Graduanda do curso de Licenciatura em Pedagogia na UNESP de Bauru, possui experiência na área de Educação, Educação Especial, comunicação, desenvolvimento de Mídias Sociais. Participou do Programa de Iniciação a Docência ( PIBID) no ano de 2014 finalizando em 2015. No ano de 2016 entrou para o Projeto de Iniciação Cientifica e para o Núcleo de Pesquisa de Geografia na UNESP de Bauru finalizando suas atividades em 2017.Participa como membro de dois grupos de pesquisas voltadas para o estudos na área de Educação (GEPERU) e Comunicação (LECOTEC) e possui atualmente desenvolvimento de iniciação cientifica na Área de Educação pelo CNPq.

 

 

 

 

victor

Victor Pinheiro Pereira

Mapeamento de modelos de negócios para startups de jornalismo em mídia digital. 2016. Iniciação científica (Comunicação Social – Jornalismo) – Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.