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Políticas de Comunicação: Instituições, Tecnologias e Regulação

 
Organizadores: Juliano Maurício de Carvalho e André Luis Lourenço
 
ISBN: 978-85-99679-89-0

 


Descrição

A obra coletiva “Políticas de Comunicação: instituições, tecnologia e regulação” é o resultado de debates empreendidos no âmbito dos Programas de Pós-graduação em “Comunicação” e em “Mídia e Tecnologia”, da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Seu objetivo é o de enfrentar, dentro de seus limites, o desafio da com­preensão das múltiplas facetas dos modelos de Políticas de Comunicação, das estruturas regulatórias da mídia e da regulação de conteúdo e das características dos sistemas de mercado do setor.

Entendendo o conceito de Políticas de Comunicação como o conjunto de “ações e omissões das in­stâncias estatais de todo tipo que, de acordo com as concepções e legitimações de cada sociedade e cada tempo histórico, determinam ou orientam os destinos da criação, produção, difusão e con­sumo dos produtos culturais e comunicativos”, a obra se pretende a apresentar abordagens acerca das Políticas de Comunicação, com destaque ao contexto brasileiro, no que se refere aos seus pro­cessos de regulação, bem como suas exigências democráticas e cidadãs.

Composta por 15 capítulos, esta obra coletiva está dividida em três Seções: “Políticas e regulação de conteúdo”, “Marco Civil da Internet: democracia e promoção de direitos”, e “Metodologias de Análise em Políticas de Comunicação”.